Enquanto a comunidade de PC gamer reclama dos vários problemas do port de The Last of Us Part I para PC, a Naughty Dog celebra o lançamento do jogo e diz que planeja lançar mais jogos na plataforma, e conta como foi trabalhar com o icônico título para os computadores.
"Nós estávamos determinados em fazer certo preservando uma experiência que tantos amam ao entregá-la para uma nova plataforma. Da perspectiva técnica, a engine da Naughty Dog usada para Part I foi otimizada para o PS5. Mudar para o PC significou uma grande quantidade de ajustes e mudar a forma de pensar, especialmente em relação a como utilizamos a GPU. Nós tomamos decisões cuidadosas em como adaptar a experiência em geral para o PC", disse o estúdio em seu blog.
Aprendizados com Uncharted para PC
A Naughty Dog diz que o trabalho em The Last of Us Part I foi possível graças ao aprendizado com Uncharted: Legacy of Thieves Collection, primeiro trabalho do estúdio para os computadores.
"Nos bastidores, nós trabalhamos para garantir que The Last of Us Part I fosse uma experiência autêntica e agradável para aqueles que jogam no PC. Os desafios que superamos e os sucessos que conquistamos em nosso lançamento anterior para PC nos capacitou a ir mais profundo no desenvolvimento de Part I para PC. Novos projetos trazem novos desafios e oportunidades também", comenta o estúdio.
O blog menciona alguns desafios de adaptação da versão de PS5 para PC, como por exemplo os comandos, especialmente nos momentos de furtividade, já que não é possível se movimentar lentamente pelo teclado como é nos controles. "Nós queremos que os PC gamers experimentem o mesmo nível de gameplay tático e de suspense que os jogadores de consoles já curtem", disse.
Sobre o futuro, a Naughty Dog comentou o seguinte: "então, para onde a próxima aventura de desenvolvimento da Naughty Dog nos levará? Fiquem tranquilos, jogadores de PlayStation 5 e PC, nós já mal podemos esperar para compartilhar mais, independente se você prefira o controle DualSense ou um teclado e mouse. Desenvolver para ambas as plataformas nos capacita para incorporar lições aprendidas para o design em geral de nossos games".
Até o momento desta publicação, a Naughty Dog não comentou sobre os problemas de otimização de The Last of Us Part I para PC.